O mercado imobiliário no interior paulista segue em ascensão e se consolidando como um dos principais vetores de crescimento do setor no Brasil. De acordo com o estudo “INC Interior Paulista”, divulgado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a intenção de compra na região é 13% superior à média nacional, assim como o ticket médio de aquisição.
Entre os imóveis vendidos no interior paulista em 2024, 18% tinham valor acima de R$ 600 mil — o dobro da média nacional, que ficou em 9%. O dado reforça a força dos empreendimentos de médio e alto padrão na região, impulsionados por um consumidor mais exigente e financeiramente estruturado.
“O interior vive um momento singular. Uma combinação de fatores torna o mercado cada vez mais atrativo: qualidade de vida, mobilidade urbana, segurança e, agora, um comprador com mais poder de decisão e foco na valorização patrimonial de longo prazo”, afirma Lucas Cardoso, gerente de marketing da Perplan, empresa com atuação em cidades como Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Indaiatuba e Uberlândia.
Perfil maduro impulsiona demanda
Um dos destaques da pesquisa da ABRAINC é o impacto do crescimento da população entre 35 e 40 anos no aquecimento do mercado imobiliário. Segundo o Censo Demográfico 2022, do IBGE, essa faixa etária cresceu 16% nos últimos dez anos. Trata-se de um público que, em muitos casos, adia a compra do primeiro imóvel para um momento de maior estabilidade financeira — o que resulta em aquisições de imóveis mais qualificados e com valores mais elevados.
Esse movimento já é percebido por incorporadoras que atuam no interior paulista. Segundo dados da Perplan, clientes entre 30 e 40 anos representam hoje 23,4% dos compradores da marca — atrás apenas da faixa entre 40 e 50 anos, que concentra 26,3% das vendas.
“Estamos falando de um comprador mais experiente, que já passou por outras fases de moradia, possui renda acumulada e está disposto a investir em imóveis com mais diferenciais. Ele valoriza localização, estrutura, design e segurança, e isso se reflete diretamente na excelência e sofisticação dos empreendimentos que estão sendo lançados”, comenta Cardoso.
Geração Z também entra em cena
A Geração Z – formada por pessoas nascidas entre 1995 e 2010 – também vem conquistando cada vez mais espaço no mercado imobiliário. De acordo com os dados da ABRAINC, 64% da intenção de compra registrada na pesquisa parte de consumidores entre 20 e 30 anos. Na Perplan, esse público já representa atualmente 9,6% dos proprietários, um índice que cresce de forma constante.
“Essa mudança de perfil mostra como a Geração Z está antecipando planos e buscando estabilidade desde cedo. Na Perplan, temos acompanhado esse movimento de perto e adaptado nossos empreendimentos para oferecer soluções que atendam às expectativas desse novo comprador. Esse comportamento deve impulsionar ainda mais a inovação e o crescimento sustentável do setor no médio e longo prazo”, finaliza o gerente de marketing.
