Sucesso de vendas em 2016, coleção retorna com reedição limitada em campanha que explora a força do balletcore enquanto clássico atemporal
Em um mercado de beleza cada mais competitivo, Make B., marca de maquiagem do Boticário, rompe com os padrões tradicionais de lançamento de maquiagem e adota uma abordagem estratégica diferenciada para o relançamento da icônica linha Urban Ballet, sucesso de vendas em 2016. Em vez de se apoiar na nostalgia tipicamente abordada em relançamentos, a marca de beleza mais amada pelos brasileiros* integra os universos da moda e da maquiagem e utiliza o poder das tendências para gerar desejo de consumo, criando uma narrativa que transcende o produto em si e ressoa com o comportamento do consumidor hoje.
O atual cenário de consumo é fortemente impulsionado por tendências que geram desejo. Os consumidores, especialmente os mais jovens, buscam experiências autênticas e produtos que se alinham com seus valores e estilo de vida. A capacidade de uma marca em se conectar com essas tendências, criando narrativas relevantes e visualmente atraentes, é crucial para gerar engajamento e impulsionar as vendas. Dessa forma, a comunicação da linha Urban Ballet se posiciona estrategicamente nesse contexto, aproveitando a força do balletcore para criar uma campanha com discurso visual composto por toques de leveza, sofisticação e elegância das trends.
Sob o conceito criativo “o clássico é sempre tendência”, desenvolvido pela AlmapBBDO, a estratégia da marca para o lançamento da Urban Ballet se baseia em uma campanha 360°, que integra filme de lançamento – veiculado nas redes proprietárias do Boticário, com objetivo de comunicar o lançamento e propor um movimento que reforça a potência de um ícone atemporal – e ações estratégicas em plataformas como Instagram e TikTok. Essa abordagem proporciona uma experiência imersiva ao consumidor, ultrapassando o anúncio tradicional de produto. A escolha estratégica de resgatar um ícone da marca não é aleatória. Ela serve como ponto de partida para a construção de uma narrativa que une o legado da Make B. com a modernidade do balletcore, uma estética que une o clássico – remetendo ao ballet – com a irreverência urbana.
Tal fusão é materializada por uma estratégia de conteúdo multifacetada, estrategicamente elaborada para diferentes plataformas. Elementos criativos e interativos, como um exclusivo elemento 3D da ponta de uma sapatilha de ballet (presente também nos batons), potencializam o engajamento digital. Para ampliar o alcance e transcender a “bolha” da maquiagem, um time de influenciadores estrategicamente selecionado, incluindo perfis relevantes do universo da moda, reforça a mensagem, traduzindo a sofisticação da linha e a inspiração dela no balletcore. A narrativa evolui ao longo da campanha, passando de uma releitura clássica do ballet para um olhar contemporâneo que une o clássico inspirado no ballet ao streetwear, com ações no TikTok impulsionando a identificação da comunidade pela hashtag #UrbanBalletGirl.
Segundo Carolina Carrasco, diretora de Branding e Marketing do Boticário, a escolha estratégica da Make B. demonstra uma compreensão profunda das tendências de consumo e da necessidade de criar experiências memoráveis para os consumidores. “O lançamento de Urban Ballet não se trata apenas de uma nova coleção, mas uma demonstração da expertise de Make B. em fundir o legado da marca com as tendências atuais, demonstrando ser uma marca que não apenas acompanha, mas dita as tendências”, destaca a executiva. “Nossa estratégia multiplataforma, que une moda e maquiagem fora do convencional no mercado, só é possível graças à capacidade de Make B. de interpretar o comportamento do consumidor e traduzi-lo em campanhas criativas e impactantes. Apostamos em uma construção 360° com conteúdos estratégicos nas redes sociais, que propõem uma conexão extremamente nativa com nossos consumidores”, finaliza.
A estratégia de comunicação da marca no Instagram é liderada pela W3Haus, enquanto o TikTok conta com os criativos da SoWhat Agency. A Publination é responsável pelos conteúdos com criadores de conteúdo contratados, e a PROS lidera a frente de imprensa.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
Fontes:
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
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