Durante a programação do Combinando Palavras da 23ªFIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), a escritora Ana Luiza Gentil assistiu à peça de teatro inspirada em seu livro, “A casa que voa”, interpretada por alunos da Adevirp. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (7/8), no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, a partir das 10h

 

Ana Luiza Gentil, uma das autoras do Combinando Palavras, projeto que reúne escritores e estudantes durante a programação da 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) esteve nesta quarta-feira, 7 de agosto, no Teatro Municipal, para conferir uma apresentação teatral do seu livro “A casa que voa”, protagonizada por alunos da Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto).

O elenco contou com 10 participantes, todos com deficiência visual, que representaram os personagens da obra. Juntos, interpretaram as falas da obra escolhida. A peça contou com audiodescrição das cenas com locução de colaboradores da Adevirp.

A atriz, diretora e contadora de histórias, Tânia Alonso, foi quem fez a direção e trabalhou com os alunos na preparação da peça. “Trabalhar com eles, com movimentação cênica, objetos cenográficos, me abriu outra visão. Conviver com pessoas, percebê-las de forma geral, faz com que a gente enxergue a vida de várias maneiras diferentes. Além de enxergar as dificuldades pelas quais eles vivem. E nós, como sociedade, temos a obrigação de abrir essas portas. Abrir essas janelas, preparar as nossas cidades pra atender às demandas desse público”, disse a atriz.


Você Viu ?


Gleice Priscila dos Santos, 30 anos, uma das atrizes, descreveu o momento como maravilhoso, porque pôde transformar e dar cores às palavras. “Quando você tem o contato com a leitura, já brinca com a sua imaginação e quando você coloca isso e transforma o sentimento para o corpo, a fala, através de descrições: é algo mágico”, descreveu.

Combinando Palavras com Ana Luiza Gentil (Foto: Nelcivan Francisco)

Para a escritora Ana Luiza Gentil, foi uma experiência completamente diferente. “Embora eu também trabalhe com teatro e escrevo dramaturgias, sei das dificuldades para se adaptar um texto narrativo para o teatro. Eu estava muito ansiosa para ver a criação. Para Ana Luiza, que também é professora e conheceu o trabalho da entidade, foi uma alegria, ver a participação dos alunos neste projeto. “Eles foram incríveis e poder ver o texto do livro descrito através de falas e imagens foi muito gratificante. Agradeço também à Fundação do Livro e Leitura por esta oportunidade que, com certeza, abriu meus olhos e acolheu meu coração”, declarou.

Ana Luiza Gentil

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa.  Já escreveu “A casa que voa”, “Os grilos e as estrelas”, “Colhendo memórias”, além de peças de teatro, uma delas “A rixa das Bruxas”, com apresentação na Alemanha e Holanda.

Neste ano, o Combinando Palavras realiza 17 encontros entre os alunos e 11 autores brasileiros: Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil homenageada pela FIL), Fernando Anitelli, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório, Júlio Emílio Braz, Natasha Felix, Márcia Kambeba, Luiz Puntel, Ana Luiza Gentil, Camila Deus Dará e Antonio Prata. O bate-papo com os escritores estão agendados para o Theatro Pedro II, Teatro Municipal, Teatro do Sesi e anfiteatro do Colégio Cervantes, em Ribeirão Preto; Anfiteatro Municipal de Luiz Antônio; Teatro do Sesi, em Franca e Theatro Carlos Gomes, em São Simão.

Durante as atividades, destinadas exclusivamente ao público escolar previamente agendado, os estudantes apresentam suas percepções a respeito das obras lidas e têm a oportunidade de mostrar os trabalhos que desenvolveram a partir da temática do livro trabalhado, além de conversar com os autores sobre suas histórias, personagens, ambientes, construção do texto, inspirações e outras questões literárias. “O maior traço de sucesso do Combinando Palavras é esse encontro entre estudante e autor, com a apresentação das manifestações artísticas produzidas a partir dos livros lidos, que revelam a profundidade do projeto”, comenta Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora da FIL.

23ª FIL

Até o próximo domingo (11), a 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto continua oferecendo extensa programação gratuita para públicos de todas as idades. A agenda integral está disponível no endereço eletrônico www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress