Por Equipe JK

A prefeitura de Ribeirão Preto lança nesta quarta-feira, 12 de novembro, o Plano Municipal de Educação Digital (PMED) e também abre consulta pública para construção participativa do documento.

O documento é um instrumento de planejamento estratégico que estabelece diretrizes, metas e ações voltadas à inclusão digital, à capacitação de alunos e professores e ao uso consciente da tecnologia nas escolas da rede municipal.

Além disso, orienta a comunidade escolar sobre a utilização de recursos digitais, em alinhamento com a Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituída pela lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. A iniciativa tem como meta transformar Ribeirão Preto numa referência nacional em educação digital,
adotando a tecnologia como política pública, e não apenas como aquisição de
equipamentos.

“A construção do plano é extremamente im à educação, evitando ações isoladas, improvisadas ou dependentes de gestões específicas”, diz o secretário da Educação, Christian Viana Oliveira.

“Também conecta Ribeirão a iniciativas globais de inclusão digital e inovação educacional, e nos ajuda a mapear carências de infraestrutura e formação docente, permitindo ações direcionadas para garantir que todos os estudantes tenham acesso e o ”, destaca Christian Viana Oliveira.
A partir da elaboração e aprovação do plano, a rede municipal poderá implementar políticas e ações pedagógicas para o cumprimento das metas estipuladas. Isso inclui a ampliação dos recursos digitais nas unidades escolares, a articulação entre o desenvolvimento curricular e o uso de
ferramentas digitais, e a capacitação dos profissionais da educação para
utilização dessas tecnologias.

Os estudantes vivenciarão uma integração mais efetiva dos recursos digitais aos processos de aprendizagem, favorecendo uma formação ampla, crítica e conectada ao cenário contem . A proposta busca garantir também o uso ético e responsável das ferramentas digitais.

Na Educação Infantil, a tecnologia será utilizada como mediação e registro
pedagógico, nunca como substituição da interação humana, com organização de ambientes que estimulem a exploração, a criatividade, a linguagem e a resolução de problemas.

Já no Ensino Fundamental, o foco será o desenvolvimento de competências digitais e do pensamento computacional, o fortalecimento de práticas inovadoras como projetos, robótica e laboratórios criativos, e o uso de plataformas de aprendizagem e dados para a melhoria dos resultados
educacionais.

Como parte do processo de construção participativa, a Secretaria de Educação promoverá uma consulta pública https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br educacao/). Poderão participar alunos, pais e responsáveis, profissionais da educação e população
em geral.

O objetivo é realizar um diagnóstico sobre o desenvolvimento da educação digital nas escolas municipais, identificando pontos positivos, desafios e sugestões que subsidiarão a elaboração do plano. O período de participação vai de 12 a 21 de novembro, e as contribuições recebidas serão fundamentais
para as etapas seguintes da construção das metas e estratégias do PMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *