Por Equipe JK
Carretas do programa Agora Tem Especialistas com foco em consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata
Ribeirão Preto foi contemplada com a etapa-piloto do programa Agora Tem Especialistas, projeto inovador do Ministério da Saúde que oferece atendimentos de média complexidade em carretas estruturadas como unidades de saúde móveis.
O foco será a oftalmologia, exames pediátricos e consultas para adultos, além de cirurgias de catarata, consideradas um dos procedimentos de maior impacto social, sobretudo entre a população idosa.
As cirurgias terão como diferencial a utilização de lentes dobráveis, tecnologia que permite um procedimento menos invasivo e com recuperação mais rápida. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda receberão óculos de proteção e colírios específicos como parte do tratamento.
Os exames, que serão realizados , começaram nesta quarta-feira, 24 de setembro, e seguem até a próxima semana no estacionamento do RibeirãoShopping, que cedeu o espaço para a ação, onde estão as três carretas equipadas com consultórios e centro cirúrgico.
Nesta primeira etapa está prevista realização de120 atendimentos. O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, destacou a im :
“É um orgulho para Ribeirão Preto participar desse projeto inovador”, diz. “A chegada dessas carretas representa mais cuidado e mais dignidade para a nossa população, especialmente para quem aguardava . Solicitamos ao Ministério da Saúde que as unidades móveis permaneçam em nossa cidade , o que permitirá acelerar a fila de espera e ampliar ainda mais o número de atendimentos.
Nosso objetivo é garantir que nenhum paciente fique sem acesso a esse tratamento tão essencial para a qualidade de vida.” Já o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, reforçou o impacto imediato da iniciativa: “Cada cirurgia de catarata realizada e cada consulta atendida representa um avanço concreto na vida das pessoas.
Estamos felizes em trazer esse projeto para Ribeirão Preto, .
É um ganho real para a nossa cidade.” Além de Ribeirão Preto, Goiânia (GO) também participa desta etapa inicial. Segundo o Ministério da Saúde, a adesão das secretarias municipais foi determinante para viabilizar o projeto piloto.
A partir de outubro, a previsão é que 27 carretas circulem , oferecendo atendimentos especializados em diferentes áreas da saúde. Em outubro, com a campanha nacional do “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, o atendimento será focado na saúde da mulher, com consultas e exames para diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
A operação é realizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), responsável , os equipamentos e as equipes de saúde.