Por Equipe JK

Programa Saúde na Escola alcança 39.831 estudantes em Ribeirão Preto, enquanto Brasil Sorridente fortalece o atendimento odontológico com 60 equipes de saúde bucal

Ribeirão Preto tem ampliado as ações de prevenção, promoção da saúde e atendimento odontológico oferecidas à população . Dados do governo federal mostram que 39.831 estudantes do município são atendidos pelo Programa Saúde na Escola, presente em 82 unidades de ensino.

A iniciativa promove a integração entre as áreas da saúde e da educação, levando serviços e orientações diretamente para o ambiente escolar. Entre as atividades desenvolvidas estão ações de saúde bucal, auditiva e ocular, vacinação, prevenção de doenças, planejamento familiar e orientações para o enfrentamento da violência.

O programa também permite identificar possíveis problemas de saúde ainda na infância e na adolescência, contribuindo para o encaminhamento dos estudantes aos serviços do Sistema Único de Saúde sempre que necessário. A estratégia fortalece o trabalho preventivo e estimula a construção de hábitos mais saudáveis entre alunos, famílias e profissionais da educação.

Na área odontológica, Ribeirão Preto conta com 60 equipes de saúde bucal vinculadas ao Brasil Sorridente. Desde 2023, o município recebeu seis novas equipes, ampliando a capacidade de atendimento e o acesso da população aos serviços odontológicos oferecidos pelo SUS.

Relançado pelo governo do presidente Lula em maio de 2023, o Brasil Sorridente organiza a assistência odontológica desde os atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde e nas escolas até procedimentos especializados, tratamentos mais complexos e fornecimento de próteses dentárias.

Para o especialista em gestão de saúde pública e integrante da equipe do ministro Alexandre Padilha, Humberto Tobé, os números demonstram a im .

“Cuidar da saúde dentro das escolas é investir no futuro das crianças e dos adolescentes. Quando aproximamos os serviços de saúde da comunidade escolar e ampliamos as equipes de saúde bucal, conseguimos prevenir doenças, identificar problemas com antecedência e garantir um atendimento mais próximo e humanizado para a população de Ribeirão Preto”, afirmou Humberto Tobé.

As ações reforçam a presença do governo federal no município e contribuem para a construção de uma rede de saúde mais preventiva, acessível e integrada, acompanhando os cidadãos desde a infância e garantindo atendimento em diferentes níveis de complexidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *