Cidade fez história com eventos musicais de vários estilos; A reportagem faz parte da série especial que comemora os 167 anos de Ribeirão Preto
Festival João Rock – Ribeirão Rodeo Music – Encontro Nacional de Folia de Reis.
Chorinho, acordeon, manifestações folclóricas, festival de rock e sertanejo são alguns dos estilos musicais com agenda fixa em Ribeirão Preto. Com opções para todos os gostos, a cidade reúne tradição e cultura brasileira, atraindo visitantes de todos os cantos.
Tudo começa em janeiro, quando centenas de grupos de Folias de Reis fazem uma grande festa típica com os donativos coletados no mês anterior na Praça José Rossi, na Vila Virgínia. O Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão tem entrada gratuita e, segundo a Prefeitura, reúne anualmente cerca de 15 mil fiéis na cidade.
– Publicidade –
Outro momento de tradição acontecia em junho no Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto, do qual participaram talentos como o mestre Dominguinhos. Idealizado pela acordeonista Gilda Montans, foi criado em 1999 e teve sua edição mais recente em 2019, antes da pandemia, no espaço histórico da Tulha Santa Estela.
O Projeto Cultural Café com Chorinho, que acontecia todos os domingos de manhã no Museu do Café, localizado no campus da Universidade de São Paulo (USP), no Monte Alegre, é outro que bem podia ser reativado. Criado em 1994 pela Prefeitura, durou cerca de duas décadas e era comandado pelo Grupo “Os Roxinóis”, recebendo público de todas as idades.
O circuito de Ribeirão traz ainda o festival nacional João Rock, que acontece sempre em junho e acaba de completar 20 anos em uma edição histórica com 30 shows (do rock e rap ao pop e MPB) e um público de 70 mil pessoas. Para os amantes do sertanejo, tem ainda o Ribeirão Rodeo Music, que acontece em abril e traz duplas e cantores renomados. A cidade é ponto de encontro também de vários festivais independentes e turnês nacionais e internacionais.
Para completar o perfil eclético, uma Orquestra Sinfônica centenária, que é o conjunto musical mais antigo de Ribeirão, acompanhando a cidade desde a época do café. Foi a primeira do gênero no interior de São Paulo e uma das primeiras do Brasil. Sempre inovando, faz apresentações gratuitas e com convidados internacionais o ano todo, fechando a programação sempre com o tradicional Concerto de Natal – em 2022, o tema foi “Natal Caipira” e reuniu metais e cordas clássicas com sanfona e moda de viola.