Ter um animalzinho demanda atenção, cuidado, carinho e tempo. Quando optamos por ter um bichinho de estimação, precisamos estar preparados para atender a todas as suas necessidades.
Ter um animalzinho demanda atenção, cuidado, carinho e tempo. Quando optamos por ter um bichinho de estimação, precisamos estar preparados para atender a todas as suas necessidades, sejam elas de comida, saúde, amor ou carência. Mas, infelizmente, muitas vezes precisamos deixar o pet sozinho durante um tempo – e isso pode gerar solidão e, até mesmo, afetar o bem-estar dele.
POR QUANTO TEMPO POSSO DEIXAR O MEU CÃO SOZINHO?
Não existe um tempo máximo recomendado para deixá-lo sozinho – isso depende exclusivamente da personalidade do seu animal. O correto é fornecer estímulos diários para que ele não se sinta sozinho ou abandonado. Para que isso não aconteça, reunimos algumas dicas para deixar a convivência com o seu bichinho a melhor possível, trazendo conforto para você e ele. Confira abaixo:
O QUE PODE CAUSAR A SOLIDÃO OU ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO NOS CACHORROS?
Passar muito tempo longe do seu pet pode gerar solidão e comportamentos diferentes nele. Alguns exemplos são:
- Empolgação exagerada quando você volta;
- Xixi e cocô fora do lugar;
- Destruição de objetos;
- Falta de apetite.
Estes sinais podem indicar que o seu cachorro sente a sua falta, precisa de mais carinho e atenção ou que, até mesmo, é exageradamente independente de você. O que quer que seja, é possível amenizar alguns sintomas com as seguintes dicas:
VOCÊ VIU ?
- Fofão – “Carreta Furacão” condenada por danos morais
- Dia do Rock – Elvis Experience in Concert
- Mundo Pet – EXISTEM COMIDAS PROIBIDAS PARA OS CACHORROS?
AOS POUCOS, TREINE SEU CACHORRO PARA QUE FIQUE SOZINHO
Se você adotou um cachorro, mas sabe que em alguns momentos ele precisará ficar sozinho, é necessário treiná-lo aos poucos para se acostumar com a situação. Para isso:
- Ofereça brinquedos e ossinhos;
- Quando seu peludo estiver entretido, vá para outro cômodo da casa e deixe-o sozinho por um tempo;
- Quando voltar para a companhia do seu amigo, aja naturalmente e não faça muito estardalhaço;
- Caso o seu cachorro se sinta ansioso com o barulho de sapatos ou chaves (indicações de que você sairá de casa), experimente utilizar estes objetos e continuar em casa normalmente.
AO VOLTAR PARA CASA, TENTE NÃO FAZER MUITA FESTA
Depois de um período fora de casa, ao retornar para o local, mantenha a calma e tente não deixar seu cachorro muito ansioso. Para isso, evite dar muita atenção a ele assim que chegar no ambiente e aja como se nada estivesse acontecendo. Depois de um tempo, dê carinho ao seu peludo.
Caso prefira e se sinta mais confortável, também existem opções como creches para cães, que deixam o seu amigo na companhia de outros bichinhos enquanto você não pode ficar com ele.
O MOMENTO DE FICAR SOZINHO
Existem alguns cuidados necessários na hora de deixar o seu animal sozinho em casa, principalmente se ele for filhote. Neste caso, é essencial ter precauções com objetos e comida, além de evitar que o cãozinho passe um longo período sozinho.
Quando o cachorro é um pouco maior ou adulto, o ideal é preparar o ambiente para que ele tenha tudo ao seu alcance:
- Não deixe seu pet em um ambiente muito pequeno, pois isso pode gerar nervosismo para ele;
- Deixe a área ventilada e iluminada para melhorar o bem-estar dele;
- Forneça a quantidade ideal de alimento e água para que ele possa se alimentar e se hidratar;
- Arrume uma caminha para que ele possa descansar confortavelmente;
- Deixe os brinquedos à disposição do peludo, para que ele possa se distrair enquanto você estiver fora.