Ao todo, serão quatro encontros no mês de março. O primeiro acontece na próxima quinta-feira (06/3), às 9h, na sede da entidade. A participação é gratuita e aberta ao públic
No mês de março, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto oferece o curso “Desenvolvimento de Projetos Culturais Acessíveis”, voltado para produtores culturais. A iniciativa orienta sobre a inclusão de recursos acessíveis para cadeirantes, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e deficiência visual. Os encontros acontecem na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América).
Veja Também!
Heloisa Pedrosa é a nova colunista do Jornal Ribeirão
O primeiro encontro acontece na próxima quarta-feira (6/3), com o produtor cultural, Justino Junior, sobre a acessibilidade para cadeirantes. Com a frase “acessibilidade não é você convidar para a festa, e sim chamar para dançar”, ele irá abordar com os participantes os desafios e melhorias necessárias para tornar os projetos culturais mais inclusivos. “Quando os PCDs chegam a um evento que não foi pensado para eles, muitas vezes os produtores e staffs não têm a informação e o conhecimento necessários para garantir a verdadeira acessibilidade”, destaca Justino.
Outro aspecto que os produtores devem considerar, segundo Justino, é que cada Pessoa com Deficiência (PCD) possui necessidades específicas. “Temos 13 vértebras, e cada lesão reage de uma forma, resultando em diferentes padrões. Existem normas a serem seguidas, mas é fundamental que isso seja feito de maneira humanizada. Cada caso é único, e nós, PCDs, também temos particularidades distintas”, enfatiza o palestrante.
A programação do curso “Desenvolvimento de projetos culturais acessíveis” segue com encontros ao longo do mês de março, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. No dia 12, às 9h30, Mayra Zanetti abordará a acessibilidade para pessoas com Espectro Autista. No dia 19, a aula será conduzida pelo grupo Rib Down, com foco na inclusão de pessoas com Síndrome de Down. Já no dia 26, às 17h15, Vitória Santos falará sobre acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O curso oferece orientações práticas para tornar eventos culturais mais inclusivos.
Segundo Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura, a acessibilidade em projetos culturais vai além do cumprimento de normas; é um compromisso com a inclusão e a equidade. Garantir que todos possam participar plenamente das atividades culturais significa reconhecer e respeitar as diferenças, proporcionando um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades de cada indivíduo. “A sensibilização dos produtores e a implementação de medidas acessíveis são passos essenciais para tornar a cultura verdadeiramente democrática e acessível a todos”, destaca.
SERVIÇO:
Curso “Desenvolvimento de projetos culturais acessíveis para cadeirantes”, com Justino Junior
Data: 6 de março (quinta-feira)
Horário: das 9h às 11h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Informações e inscrições: (16) 3911-1050
