O Museu esta Localizado no andar térreo do Edifício “Oito de Maio”, na Rua Liberdade, nº 182, no Bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto (SP), é um espaço público de história, memória e patrimônio, que abriga acervos relacionados com a Segunda Guerra Mundial, com ênfase na participação brasileira no conflito.
O espaço público de foi criado pelo artigo 203 da lei Orgânica do Município de Ribeirão Preto, e vinculado à Secretaria Municipal da Cultura; sendo estruturado através da Lei Ordinária 7.374/1996, com o intuito de guardar, preservar e divulgar a história da Segunda Guerra Mundial, em especial a participação brasileira, e nela, a dos combatentes de Ribeirão Preto na luta pela paz, pela liberdade e pela democracia; e promover a “Semana do Expedicionário”, de que trata o artigo 204 da Lei Orgânica do Município.
O Museu foi fundado em 8 de maio de 1998, estabelecendo-se através da parceria entre a Associação dos Ex-Combatentes, a Associação dos Militares e Oficiais da Reserva de Ribeirão Preto e região, e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.


Fundação do Museu
Desde o final da década de 1970, a Associação dos Ex-combatentes tinha o desejo de fundar um museu em memória à contribuição dos pracinhas brasileiros e, especialmente, da região de Ribeirão Preto na Segunda Guerra Mundial. Esse processo foi chefiado com muita bravura e resiliência pelo ex-presidente, fundador e diretor deste Museu, o Tenente Vicente Diogo de Oliveira.
Finalmente, em maio de 1998, conseguiu-se concretizar o sonho de um espaço de memória para os ex-combatentes. Desde então, o Museu Municipal da Segunda Guerra Mundial serviu com louvor à sociedade como um espaço de pesquisa, estudo, educação cultural e entretenimento.
Porém, infelizmente, os membros da Associação dos Ex-Combatentes da Segunda Guerra de Ribeirão Preto foram envelhecendo e a Associação esvaziou-se aos poucos. No começo da década de 2010, a maioria dos ex-combatentes de Ribeirão Preto já havia falecido ou tinha um estado de saúde debilitado demais para continuar dirigindo o Museu, que acabou por fechar as portas nesse período.
Fonte: Secretaria Municipal da Cultura e Turismo