Evento gratuito, realizado no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, trouxe grandes nomes da cena criativa nacional e segue até quinta-feira, dia 12
Primeiro painel discutiu o tema “Festivais de música como território criativo: marcas que inspiram e conectam gerações”.
Ouça a Rádio JK
O primeiro dia do Papo João Rock em Ribeirão Preto, na noite desta terça-feira (10), explorou a conexão entre festivais, marcas e comportamento, debatendo a música como um território repleto de experiências e conexão. O projeto está em sua segunda edição e é realizado no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.
A abertura contou com a participação de grandes nomes da cena criativa nacional em dois painéis. O primeiro discutiu o tema “Festivais de música como território criativo: marcas que inspiram e conectam gerações”, com mediação de Fabi Lian, fundadora do On Stage Lab e especialista em showbusiness.
Natália Garutti, gerente executiva de Marketing da Cielo, explicou que para uma marca como a Cielo, que está completando 30 anos, continuar se mantendo relevante e viva no imaginário das pessoas é preciso se aproximar de novas audiências e, principalmente, manter a conexão com quem já é fã. Por isso, festivais como o João Rock, que promovem a música como uma manifestação cultural inerente a todos, ajudam a criar proximidade com esses dois grupos.
Ao final dos debates, 50 participantes dos talks foram surpreendidos com uma ativação especial: foram presenteados com um ingresso para o festival, oferecido pelo João Rock, e uma recarga de R$ 50 oferecida pela Cielo para aproveitar ao máximo o Festival. Ademir Correa, diretor de conteúdo da RollingStone, defendeu que a música serve como um conector para discutir diversos assuntos, como política, ativismo e moda. “Os festivais criaram um olhar apurado de storyliving, uma abordagem que produz experiências nas quais os participantes se tornam parte ativa da narrativa. E é isso que as marcas precisam proporcionar em festivais”, detalhou.
Já Taciana Melo, gerente de Marketing do Iguatemi Ribeirão Preto, falou da importância da conexão com os clientes por meio de projetos relacionados à música, como o Papo João Rock, não apenas para consolidar o consumo, mas para criar memórias afetivas em experiências imersivas.
Agentes culturais
O segundo painel debateu o tema “Música, lifestyle e marcas como agentes culturais”. Dessa vez, a mediadora foi a comunicadora e podcaster Yasmin Yassine.
Laís Miranda, jornalista do Steal The Look, disse que para uma marca se conectar com as pessoas, a melhor forma é através da comunidade, usando um conteúdo pessoal e um olhar de dentro, não de fora. “Um festival é um catalisador de experiências e um gerador de tendências. A marca consegue uma conexão com esse público diverso ao fazer parte desse contexto de maneira profunda, agindo como se fosse uma comunidade de fato para que as pessoas se enxerguem naquilo”, argumentou.
De acordo com Bruna Reti, diretora de Negócios da Atenas.ag, do grupo HNK, para criar um vínculo emocional, é preciso entender a história da marca, conhecer o público e onde a ação estará inserida, para levar a mensagem como um todo e pensar na experiência com começo, meio e fim, além de um grande ápice. “As marcas precisam entender a cena cultural que querem entrar com cuidado e com verdade para ser como um agente cultural”, ensinou.
Em seguida, Thaylise Pivato, atriz e produtora de conteúdo, contou como é a curadoria para a escolha de influenciadores para o João Rock por meio de uma estratégia na qual eles vão se conectar com as marcas e com o festival de uma forma livre e espontânea, para dialogar melhor com seu público.
A cantora Tássia Reis discorreu sobre a importância da construção de uma identidade própria para se inserir em uma comunidade, através de uma construção íntima e profunda, com um olhar atento para o mundo e para dentro de si mesmo. Ao final dos painéis, a artista fez um pocket show.
Mais Papo João Rock
Nesta quarta-feira, dia 11, o Papo João Rock vai debater sustentabilidade, diversidade e empreendedorismo negro com a participação de Juli Baldi, André Carvalhal, Patrícia Chaim, Laura Leal, Sára Zarâ, Pedro Batalha, Diego Francisco e Dada Yute.
No dia 12, terceiro e último desta edição, os debates serão sobre a relação entre música e moda como formas de expressão pessoal e cultural, com a presença de MariMoon, Mariah Rovery, Thalícia Bozza, Luiza Brasil, Martchela e Bianca Venturotti.
O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição pelo site oficial do festival www.joaorock.com.br, na aba “Papo João Rock”.
