Por Equipe JK
Os titulares dos dois mais im
O Tribuna Ribeirão entrevistou o prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD) e o presidente do Legislativo Municipal, Isaac Antunes (PL) – reeleito para o cargo em 2026 – para saber como eles avaliam o trabalho executado 2025 e quais suas expectativas e prioridades para o novo ano.
2025 foi o primeiro de Ricardo Silva no comando da cidade, considerada uma das mais im . Já Isaac Antunes continuará pelo terceiro ano seguido como titular do segundo mais im .
Equilibramos as contas públicas, afirma Ricardo Silva
O que realizamos
Faço um balanço muito positivo e, ao mesmo tempo, realista do meu primeiro ano como prefeito de Ribeirão Preto. Assumi uma cidade com desafios estruturais im , herdando orçamento comprometido e contratos firmados pela gestão anterior. Diante desse cenário, estabeleci como prioridade equilibrar as contas públicas, reorganizar a máquina administrativa e acelerar entregas que a população aguardava há muito tempo.
Desde o primeiro dia, tomei decisões firmes para garantir responsabilidade fiscal. Suspendemos contratos que comprometeriam recursos do município , como o projeto de um novo centro administrativo que seria viabilizado , e redirecionamos esforços para investimentos com impacto direto na vida das pessoas. Essa postura foi fundamental para recuperar a capacidade de planejamento e assegurar sustentabilidade às políticas públicas.
Na mobilidade urbana, revisamos o funcionamento dos corredores de ônibus e recuperamos vagas de estacionamento em áreas de forte atividade comercial, cumprindo um compromisso assumido em campanha. Ao mesmo tempo, concluímos e entregamos obras que estavam paralisadas há anos no Centro da cidade, como trechos da Avenida Nove de Julho e vias do entorno, melhorando a circulação, a segurança viária e fortalecendo o comércio local.
Na saúde municipal, o trabalho foi intenso e estratégico. Enfrentamos o déficit herdado, reorganizamos contratos, melhoramos as contas da Saúde e abrimos novas licitações para garantir atendimento contínuo e de qualidade. Avançamos na reestruturação das UPAs, com inclusão de pequenas cirurgias, ampliação de especialistas e melhoria dos fluxos de atendimento. Também demos passos decisivos para a conclusão da UPA do Ribeirão Verde e para a construção da UPA Central 24 horas, ampliando e descentralizando o acesso aos serviços de urgência.
Um marco im . Trata-se de um investimento estruturante para Ribeirão Preto e toda a região, que vai ampliar de forma significativa a oferta de leitos e a capacidade de atendimento de média e alta complexidade. O novo HC representa um salto de qualidade para o sistema de saúde, fortalece a rede pública e reafirma o papel da cidade como referência regional em saúde.
Na educação, conseguimos destravar uma negociação que se arrastava há muitos anos e que resultará na implantação de um campus do Instituto Federal de São Paulo em Ribeirão Preto, ampliando o . Também iniciamos uma revisão de contratos e políticas para melhorar a gestão da rede municipal de ensino.
Na segurança pública, avançamos na integração entre a Guarda Civil Metropolitana e outras forças, com mecanismos como a Atividade Delegada, ampliando a presença e a capacidade de resposta. Paralelamente, iniciamos os estudos para implantar um moderno sistema de monitoramento com uso de inteligência artificial, que permitirá atuar de forma mais preventiva e eficiente na proteção da população.
Também demos passos im , como o início da requalificação do Parque Rubem Cione, que estava abandonado há anos e começa a ser devolvido à população como espaço de convivência, lazer e qualidade de vida.
Este foi, , um ano de reconstrução administrativa, retomada da confiança e entregas concretas. Governamos com responsabilidade, planejamento e compromisso com as pessoas, sempre atentos aos desafios que ainda precisam ser superados, mas com bases sólidas para um novo ciclo de desenvolvimento para Ribeirão Preto.
O que faremos em 2026
Para 2026, minha expectativa é consolidar tudo o que foi iniciado em 2025 e avançar de forma decisiva em políticas públicas estruturantes que vão transformar Ribeirão Preto nas próximas décadas. Em um ano simbólico, em que a cidade celebra seus 170 anos de história, nosso compromisso é olhar para o futuro com planejamento, responsabilidade e visão de longo prazo, garantindo que o crescimento seja organizado, inclusivo e sustentável.
Na mobilidade urbana, o destaque absoluto é o projeto da Via Leste–Oeste, o maior investimento em mobilidade da história recente de Ribeirão Preto. Trata-se da implantação de um novo eixo viário estruturante, com aproximadamente 30 quilômetros de extensão, que vai interligar as regiões Leste e Oeste da cidade, criando uma alternativa eficiente aos corredores centrais já saturados. Esse projeto permitirá deslocamentos mais rápidos e seguros, reduzirá o tempo de viagem da população, melhorará a logística urbana e promoverá integração territorial, valorizando bairros e estimulando o desenvolvimento econômico.
A Via Leste–Oeste acaba de receber a confirmação de R$ 1,1 bilhão em crédito do governo federal, , e será executada no modelo de contratação integrada, que reúne projeto executivo e obra no mesmo contrato. Esse formato garante mais eficiência técnica, segurança jurídica, controle de prazos e qualidade na execução. Trata-se de uma política pública estruturante, pensada não apenas para resolver gargalos atuais, mas para preparar Ribeirão Preto para os próximos 20, 30 anos.
Na segurança pública, um dos principais focos será a implantação de um sistema moderno de vídeo-monitoramento inteligente, com uso de inteligência artificial e reconhecimento facial. Essa política amplia a capacidade de prevenção, resposta rápida e investigação, fortalece a integração com as forças de segurança e contribui para uma cidade mais segura, com uso estratégico da tecnologia a serviço da proteção da população.
Outro projeto de grande relevância para 2026 é a Casa do Autista. O projeto executivo já está concluído, e vamos acelerar as próximas etapas para implantar um equipamento público especializado, voltado ao acolhimento, atendimento multidisciplinar e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e de suas famílias. Trata-se de uma política pública que reforça nosso compromisso com a inclusão, o cuidado e a atenção às pessoas.
Em todas as áreas — educação, saúde, infraestrutura, zeladoria urbana e qualidade de vida — a expectativa é consolidar resultados mensuráveis, ampliar serviços e qualificar as políticas públicas, garantindo que Ribeirão Preto continue avançando com organização, responsabilidade fiscal e foco no bem-estar das pessoas.
No ano em que Ribeirão Preto completa 170 anos, 2026 será um marco de grandes entregas, continuidade de projetos estruturantes e respostas concretas às demandas da população. Seguiremos governando com planejamento, responsabilidade e compromisso com o futuro da nossa cidade, honrando sua história e preparando um novo ciclo de desenvolvimento.
Investimos na transparência, afirma Isaac Antunes
O que realizamos
Este ano foi marcado , sempre com foco em responder às demandas da população de Ribeirão Preto com seriedade, transparência e diálogo entre os pares. Avançamos em temas fundamentais para o futuro da nossa cidade e mantivemos o compromisso de fortalecer o Legislativo como espaço de debate qualificado, fiscalização responsável e apoio a políticas públicas estruturantes.

Um dos principais marcos deste período foi o início da reforma dos plenários da Câmara Municipal, a maior intervenção estrutural no prédio desde sua inauguração. Trata-se de uma obra histórica, que está em andamento, e que vai garantir mais acessibilidade, modernização tecnológica, segurança e conforto para vereadores, servidores, imprensa e, principalmente, para a população que acompanha os trabalhos legislativos.
Além disso, a Câmara teve papel decisivo na discussão e aprovação de matérias im , como o orçamento municipal, sempre buscando equilíbrio fiscal e atenção às áreas prioritárias.
Também fortalecemos o trabalho das comissões permanentes, ampliamos o diálogo institucional e mantivemos uma atuação responsável na fiscalização do Executivo, sempre com respeito entre os Poderes.
O balanço, , é de um Legislativo ativo, organizado e comprometido com a cidade, que mesmo diante de desafios estruturais manteve seu funcionamento pleno e focado no interesse público.
O que faremos em 2026
As expectativas para o próximo ano são de avançar ainda mais na contribuição efetiva do Legislativo para o desenvolvimento de Ribeirão Preto. A Câmara Municipal seguirá atuando não apenas na análise e aprovação de projetos, mas também como um im .
Uma das prioridades será intensificar o diálogo institucional com os governos, parlamentares e órgãos de fomento, visando à captação de recursos para áreas estratégicas como saúde, infraestrutura urbana e fortalecimento institucional do município. A Câmara tem um papel fundamental nesse processo, seja , apoio a projetos estruturantes ou iniciativas que viabilizem novos investimentos para a cidade.
Na área da saúde, o foco será contribuir para ações que ampliem e qualifiquem o atendimento à população, com investimentos em estrutura, equipamentos e melhoria dos serviços. Em infraestrutura, a Câmara seguirá apoiando projetos voltados à mobilidade urbana, manutenção viária, drenagem e melhorias nos bairros, sempre a partir das demandas apresentadas pela população.
Do ponto de vista institucional, a expectativa é concluir a reforma dos plenários, entregando à cidade um espaço moderno, acessível e preparado para fortalecer o debate democrático. Paralelamente, a Câmara continuará acompanhando a execução orçamentária e exercendo seu papel fiscalizador, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade.
O objetivo é que o próximo ano seja marcado , com um Legislativo atuante, parceiro do município e comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população