Por Equipe JK

A reformulação do Botafogo de olho em 2026 é evidente com as mudanças no elenco. No entanto, não é apenas em campo que o clube enfrenta mudanças. Após a saída de Toninho Cecílio, o departamento de futebol passou a ser comandado .

Coordenador das categorias de base do Pantera desde setembro de 2022, Leite assumiu recentemente o posto de executivo de futebol. Com o profissional no novo cargo, o Tricolor conseguiu evitar o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Foi nas obras do novo centro de treinamento da base que Adalberto Baptista, presidente do Conselho Administrativo da SA, se aproximou do novo líder do projeto es .

“Nós fizemos uma grande alteração nesses jogos finais, com uma mudança brusca no nosso planejamento, e trouxemos o André Leite para assumir o departamento de futebol do clube. (…) Com esse planejamento do centro de treinamento da base, estive mais próximo do André e vi toda a capacidade, a seriedade e a forma como ele é bem conceituado no mercado. Vi que ele tem qualificação e competência para assumir algo maior e comandar toda a área es ”, afirmou Baptista.

O mandatário do Botafogo, , decidiu inovar e descentralizar o poder. Para a divisão de tarefas, decidiu trazer o ex-volante Fillipe Soutto de volta ao Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, apenas um ano depois de sua saída.

Capitão e ídolo recente da torcida, Soutto inicia, aos 34 anos, sua carreira como dirigente na posição de gerente de futebol. Diferente de André Leite, que foi “descoberto” no dia a dia, o interesse tricolor no ex-atleta e as conversas com o clube ribeirão-pretano são mais antigas.

“Também já vinha falando com o Fillipe Soutto. Ele vinha no projeto e desde ano passado, quando parou de jogar, eu já tinha conversas com ele, . É uma pessoa que estava num projeto fora do futebol e se mostrou pronto, antecipou toda a vida dele de final de ano para nos ajudar nessa reta final e também foi muito im ”, destacou Adalberto Baptista, que também projeta o retorno de outros símbolos botafoguenses, alguns dos quais ainda estão no Pantera.

“A gente quer, cada vez mais, criar profissionais como o Fillipe, como hoje temos o Jean Victor, o Victor Souza e o Ericson, que criem raízes dentro de campo com o clube e com a cidade, que gostem da cidade, e que vão, quem sabe, fora de campo, participar do nosso processo de formação de jogadores, na escolinha ou na administração. Isso vai ser muito im , a longo prazo, vai trazer muitos frutos, não só pela identidade com o clube, mas com a cidade também.”

Em pré-tem , o Botafogo, agora treinado , volta a campo no dia 11 de janeiro, data da estreia no Campeonato Paulista contra o Velo Clube, fora de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *