Por Equipe JK

Prefeitura amplia agendamento digital e ; novo sistema elimina filas presenciais

A prefeitura de Ribeirão Preto, , implantou de forma definitiva o novo modelo de atendimento no Núcleo Interno de Gestão de Agendas (Niga), que agora contempla todas as 47 unidades de saúde do município.

O sistema tem como objetivo modernizar e agilizar o agendamento de consultas, eliminando as filas presenciais nas Unidades Básicas de Saúde, uma demanda antiga da população.

Com a ampliação, o agendamento passa a ser feito prioritariamente de duas formas: pelo telefone 0800-770-1160, das sete às 17 horas; ou pelo aplicativo Saúde Digital, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo para celulares.

Para utilizá-lo, é necessário que os dados cadastrais estejam atualizados na UBS de referência.

Em setembro, o novo sistema foi implantado em caráter piloto nas unidades Eugênio Mendes Lopes, Dom Miele, Maria da Graça e Parque Ribeirão Preto.

Nesse período, foram realizados 1.296 agendamentos pelo 0800 e outros 2.672 pelo aplicativo. O secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, diz que a mudança representa um avanço fundamental no acesso aos serviços de saúde.

“A ampliação para todas as unidades de saúde padroniza o fluxo de marcações e dá mais eficiência ao sistema. Com isso, conseguimos oferecer um agendamento organizado, transparente e centralizado, garantindo mais agilidade e equilíbrio no acesso da população.

”

Aqueles que tiverem dificuldade com o uso de ferramentas digitais ou não tiverem acesso à internet poderão procurar a própria unidade de saúde, onde haverá su . Com a conclusão da implantação em todas as unidades de atenção primária, o próximo passo será expandir o sistema também para as unidades de atenção especializada, a partir de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *