Por Equipe JK

Prazo para o Ensino Fundamental já começou nesta segunda-feira (5); para a Educação Infantil, será na amanhã (7)

A Prefeitura de Ribeirão Preto, , além da manutenção de serviços essenciais durante o período de recesso escolar. Entre as principais ações estão a reabertura de inscrições para a Educação Infantil, pedidos de transferências de escola para o Ensino Fundamental, atendimento às crianças durante as férias de janeiro e a organização do calendário do ano letivo de 2026.

Nesta segunda-feira, 5 de janeiro, começaram as inscrições para o Ensino Fundamental, contemplando alunos que estão fora da rede pública; aqueles que precisam de transferência sem alteração de residência, . O sistema permanecerá disponível para receber solicitações durante todo o ano.

Os processos podem ser feitos em qualquer escola municipal ou do Estado; no posto de atendimento da Gestão de Vagas no Poupatempo e pela SED (Secretaria Escolar Digital), uma plataforma da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

E, atenção, pais que perderam o prazo de inscrição para vaga na educação infantil! Haverá nova o -feira, 7 de janeiro. A solicitação é para as crianças de 0 a 5 anos que estão fora da rede pública ou que já estão matriculadas, mas necessitam de transferência em razão de mudança de endereço. Os responsáveis devem procurar qualquer unidade infantil do município, o Poupatempo ou acessar o .

Já as inscrições de intenção de transferência para escola opcional estarão disponíveis a partir do primeiro dia de aula, 5 de fevereiro, podendo ser feitas pelos canais presencial e online. A Secretaria reforça que, após a solicitação da intenção de transferência, é fundamental que o aluno mantenha a frequência regular na escola em que já está matriculado até que haja a disponibilidade de vaga na unidade desejada.

Férias na escola!

A partir desta segunda-feira (5), também começa o atendimento às crianças que permanecerão na escola durante o recesso escolar, enquanto os pais continuam trabalhando. Será no período de 5 a 30 de janeiro, nos mesmos horários praticados durante o ano letivo de 2025. Ao todo, 2.281 alunos foram inscritos nas 22 unidades polo da rede direta, além de outros 2.006 de escolas conveniadas, que também mantêm atendimento durante as férias. O trans .

O ano letivo da rede municipal terá início no dia 5 de fevereiro e contará com 200 dias de atividades. O primeiro semestre reunirá im , como a realização do Conselho de Classe, prevista para o dia 17 de abril, seguida pelo início do segundo bimestre em 22 de abril.

Para o secretário municipal de Educação, Christian Viana Oliveira, o planejamento das ações reforça o compromisso da rede com as famílias. “Nosso objetivo é garantir que nenhum aluno fique sem atendimento, seja durante o recesso, no início do ano letivo ou ao longo de 2026. Estamos ampliando o acesso à informação, oferecendo diferentes formas de inscrição e mantendo os serviços ativos para acolher as famílias e assegurar o direito à educação desde a primeira infância”, afirmou.

SERVIÇO
Atendimento online para Ensino Fundamental: a partir de 5 de janeiro

SED (Secretaria Escolar Digital)
https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/preinscricaoonline/login

Atendimento online para Educação Infantil: a partir de 7 de janeiro

:
https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br educacao/inscricoes-online-educacao-infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *