Por Equipe JK
Dados do Ministério da Saúde mostram ampliação da atenção primária, com novas equipes desde 2023 e mais de 570 agentes em atuação no município
Ribeirão Preto segue fortalecendo a atenção primária à saúde, principal . Segundo dados do Ministério da Saúde, o município conta com 159 Equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, sendo 20 novas equipes desde 2023, além de 1 Equipe Multiprofissional em atuação para apoiar as unidades básicas e ampliar a capacidade de atendimento à população.
O município também conta com 306 Agentes Comunitários de Saúde e 268 Agentes de Combate às Endemias. Esses profissionais têm papel essencial no acompanhamento das famílias, na prevenção de doenças, na vigilância em saúde e no combate a enfermidades como dengue, zika e chikungunya.
Os números reforçam o compromisso do Governo do Brasil, , em apoiar os municípios paulistas na ampliação da rede de atendimento, garantindo mais presença do SUS nos bairros, mais prevenção e mais cuidado próximo da população.
Ao comentar os dados, o especialista em Gestão de Saúde Pública Humberto Tobé, que integra a equipe do ministro Alexandre Padilha na interlocução com os municípios do estado de São Paulo, destacou a im . Tobé acompanha de perto as pautas e demandas da saúde nos municípios paulistas e atua no recebimento e acompanhamento de prefeitos, gestores municipais e representantes da área junto ao Ministério da Saúde.
“Ribeirão Preto é uma cidade estratégica para a saúde pública paulista. O fortalecimento da atenção primária significa mais cuidado, mais prevenção e um SUS mais próximo das pessoas. Esse é o trabalho que o Ministério da Saúde tem feito junto aos municípios: ampliar equipes, valorizar profissionais e garantir atendimento com mais qualidade para a população”, afirmou Humberto Tobé.