Por Equipe JK
A Operação Dia do Trabalhador nas rodovias estaduais começa à 00h00 desta quinta-feira (30 de abril) e segue até as 23h59 de domingo (3 de maio), com expectativa de aumento no fluxo em diferentes horários. As concessionárias que atuam na região estimam quase 1 milhão de veículos nas estradas durante o feriadão.
Os períodos de maior movimento devem ocorrer na quinta-feira (30), a partir das 17h00, na sexta-feira (1º), a partir das 09h00, e no domingo (3), a partir das 16h00. Para o sábado (2), a previsão é de tráfego abaixo da média.
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) mobilizará todo o efetivo para fiscalizar cerca de 7 mil quilômetros de rodovias nas regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Rio Claro e São José do Rio Preto, com apoio das concessionárias, do DER e da Agência Reguladora de Trans Artesp). A ação será voltada à melhoria das condições de tráfego.
Estarão no foco da fiscalização infrações como dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade, falta do uso do cinto de segurança, trans , uso de celular ao volante e ultrapassagens em locais proibidos. As penalidades incluem desde multas, até retenção do veículo e prisão do condutor, conforme a gravidade.

Mais 5%
A Entrevias Concessionária de Rodovias estima aumento de 5% no tráfego, com a circulação de ao menos 390.444 veículos nas rodovias sob sua concessão na região de Ribeirão Preto. A operação contará com reforço no monitoramento pelo Centro de Controle Operacional (CCO), responsável .
A estimativa inclui rodovias como Anhanguera (SP-330) de Ribeirão Preto até Igarapava, Atílio Balbo (SP-322), Armando de Sales Oliveira (SP-322), além dos anéis viários Sul e Norte (SP-322/328), entre outras.
Em caso de emergência, o atendimento pode ser solicitado pelo telefone 0800-3000-333, pela rede Wi-Fi Entrevias SOS ou nos terminais de autoatendimento das 17 bases operacionais. Equipes de inspeção percorrerão as rodovias durante todo o período.

600 mil veículos
Já a Arteris ViaPaulista prevê a circulação de cerca de 600 mil veículos entre quinta-feira (30) e segunda-feira (4), volume 2% superior ao normal. O trecho administrado abrange regiões como Ribeirão Preto, Franca e Araraquara, estendendo-se até o sudoeste do Estado.
A Rodovia Anhanguera (SP-330) deve concentrar o maior fluxo em toda a região, com cerca de 251 mil veículos, no trecho entre Santa Rita do Passa Quatro e o perímetro urbano de Ribeirão Preto, seguida pela Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), com 200 mil, e pela Rodovia Cândido SP-334), com 129 mil.
Durante a operação, haverá monitoramento contínuo e reforço das equipes, com uso de cerca de 300 câmeras, algumas com inteligência artificial. Entre os serviços estão inspeção de tráfego, guinchos e atendimento pré-hospitalar.
A concessionária contará com ambulâncias, veículos de inspeção, guinchos leves e pesados, além de 20 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs), com Wi-Fi, banheiros, fraldário e água.
Em caso de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 0800-0011-255 ou pelo chatbot no número (16) 3969-8491.