Por Equipe JK

A Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Ribeirão Preto realiza, na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, uma grande operação para desmantelar um grupo especializado em roubar joias. A ação foi realizada simultaneamente em Ribeirão Preto, Guarujá e na cidade de São Paulo.

De acordo com o delegado Diógenes Santiago Netto, da DEIC, os alvos da operação são os integrantes da quadrilha que praticou um roubo de joias em maio, na Ribeirânia, zona Leste da cidade, e foram identificados após a prisão dos receptadores, ocorrida em setembro.

Um dos principais receptadores, o dono de uma joalheria no Centro de Ribeirão Preto, foi preso e, a partir daí, a DEIC chegou até o restante do grupo. O esquema incluía vender as joias em um programa de TV exibido a partir de Curitiba (PR) para todo o País.

Polícia Civil informou que há ligações entre os presos pelo assalto na Ribeirãnia com o grupo que assaltou o Edifício Jatiúca no Centro da cidade (Foto: Max Gallão Mesquita)

“Crimes contra o patrimônio são graves, especialmente quando envolvem reféns. Prender os envolvidos significa desmantelar uma quadrilha perigosa, que continuaria a efetuar essas ações se não fosse impedida”, afirmou Santiago.

Participam da ação policiais civis do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), do Departamento de Operações Especiais Estratégicas (Dope), na Capital e litoral.

Além dos presos, chaves, celulares e outros aparelhos foram apreendidos. A operação está em andamento e a matéria será atualizada. Segundo Santiago, alguns integrantes do grupo preso hoje também teriam participado do roubo no prédio da rua Campos Salles, região Central da cidade. O Edifício Jatiúca foi algo de pelo menos 10 pessoas fortemente armadas e encapuzadas ou com perucas. A única a mostrar o rosto foi Júlia Moretti de Paula, que segue sendo procurada. Do assalto no Centro, 17 foram identificados e 14 foram presos.

Na manhã desta terça-feira, Thayná Yasmin Silva . Segundo o delegado da DEIC, José Carvalho de Araújo Júnior, a mulher teria se passado , passando informações para os assaltantes. Araújo adiantou que dois irmãos foram presos em São Paulo, um deles veio apenas para retirar o miolo de uma fechadura e o outro para conduzir o carro na fuga após o roubo.

Um dos suspeitos foi preso durante operação realizada em três cidades de SP (Foto: SSP/Divuglação)

Os irmãos presos na Capital são Leonardo Delarossa e Gustavo Delarossa. Já João Alves Moreira Júnior foi preso no Guarujá, Baixada Santista. Os advogados dos presos não foram encontrados. Os três presos fora de Ribeirão Preto foram trazidos para a sede da DEIC, no Centro de Ribeirão Preto, onde seriam interrogados.

Relembre o caso

No dia 17 de maio, três homens retiraram as chaves de uma casa para alugar, na avenida Costábile Romano, Ribeirânia, zona Leste. Câmeras de segurança registraram o trio no local durante o dia.

Depois o grupo, com quatro homens, voltou à noite e, pelos fundos da casa, acessaram a residência de uma família em um condomínio. Na casa invadida estavam um casal de idosos, o filho deles e uma funcionária. Os quatro foram rendidos.

Os quatro homens ficaram no local menos de uma hora e levaram quase 300 peças, além de oito relógios de luxo. Entre as joias, estava um colar de ouro e diamantes com um pingente do Espírito Santo, uma peça exclusiva, feita sob encomenda .

Homem que admitiu ter comprado joias foi preso em sua casa, num condomínio de luxo em Ribeirão Preto (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

No final de agosto, uma das vítimas assistia a um programa de TV, “Mil e Uma Noites”, onde joias são exibidas para venda. Ela reconheceu a corrente com pingente do Espírito Santo, além de outras joias.

Comprou várias e, assim que recebeu, foi até a DEIC e apresentou ao delegado. As investigações começaram e uma rede foi descoberta. Em Curitiba, os policiais civis constataram que as joias tinham vindo de um joalheiro de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Homens entraram em casa vazia e cortaram cerca para invadir residência onde estavam as joias (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Os responsáveis pelo programa de TV passaram todas as informações e disseram não ter responsabilidade pelos produtos, que seriam atestados pelo fornecedor de Uberaba. Na cidade mineira, os policiais conseguiram o nome do joalheiro de Ribeirão Preto que teria comprado as joias.

Em uma operação em condomínio de alto padrão na zona Sul de Ribeirão Preto, os agentes prenderam o joalheiro e as investigações prosseguiram. O grupo já havia praticado outros roubos na cidade. Um dos integrantes do grupo de assaltantes, reconhecido pela vítima, também foi preso em setembro e a investigação prosseguiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *